Home

sexta-feira, 21 de maio de 2010

UFC 2010 Undisputed




"Não era preciso ser nenhum perito em artes marciais variadas para perceber que a primeira incursão da UFC nos vídeo games foi, no mínimo, esquecível. Mas, enquanto a versão original lançada em 2000 para PlayStation original e Dreamcast mancava um bocado, o recente UFC Undisputed 2009 finalmente pode dar o tratamento que o MMA (mixed martial arts) realmente merecia.

Mas sempre é possível melhorar, não? Essa foi a premissa da desenvolvedora Yuke’s ao conceber a próxima edição da série, UFC Undisputed 2010: corrigir omissões, dar mais fluidez às jogabilidade e tornar as animações mais realistas. Adicionalmente, diversas possibilidade novas para fazer o seu oponente beijar a lona. Mas, para experimentar essas melhorias, primeiro é preciso criar o seu campeão em potencial, certo?
Não. O modo carreira não vai mais jogá-lo diretamente entre as estrelas da UFC para simplesmente começar a distribuir golpes. Longe disso, aqui você começa no nível mais baixo da WFA (World Fighting Alliance), nas ligas menores. A ideia então é galgar o árduo caminho até o topo, angariando patrocinadores e treinando para melhorar suas habilidades.

Mas para isso você precisará de um diamante bruto, é claro. E é justamente na criação de personagens que UFC 2010 garante um dos maiores diferenciais em relação à edição anterior. Em vez de simplesmente escolher o estilo de golpes e agarrões do seu lutador, o novo esquema “create-a-fighter” abarca tanto as características mais básicas até detalhes puramente cosméticos.
Agora, você poderá escolher manualmente cada movimento que o seu personagem deve utilizar em cada situação específica. É possível tecer uma verdadeira colcha de retalhos, no que diz respeito às influências do lutador, conforme você mistura várias técnicas e estilos — dando a impressão de que o dito cujo realmente viajou todo o mundo ganhando um pouco de experiência em cada canto. Trata do que o diretor Neven Dravinski chamou de “sistema à la carte”.

Mas as personalizações seguem adiante. Tatuagens e logos são agora adicionados em um prático esquema de carregar e soltar — bem diferente dos slots da edição anterior. Também é possível compor a cor do lutador, bem como o seu cabelo, o tipo do corpo e até mesmo o aperto de mão e a comemoração ao final das lutas.

Além disso, você também poderá criar lutadores canhotos. Tudo bem, isso já existia na versão 2009. Mas, cá entre nós, não modificava quase nada a jogabilidade. Agora um lutador canhoto terá também uma base invertida, e se movimentará de acordo com a sua natureza. Entretanto, mesmo para lutadores canhotos, ainda será possível escolher livremente o seu punho dominante.

No mais, vale ainda atentar para as habilidades do seu lutador. Caso você não treine regularmente, é bom não esperar que as barras continuem sempre do mesmo jeito. Como no mundo real, sem treino apropriado, as habilidades podem mesmo enferrujar. Mas sem problemas: existe aqui diversos campos e ginásios onde se pode trinar a fim de manter a forma — e, eventualmente, acrescentar um novo estilo marcial ao seu estilo de luta.

E aí, o que vai ser: baixo ou barítono?

Até mesmo a voz pode ser escolhida no novo sistema de criação de personagens. Em vez de simplesmente ouvir o seu lutador grunhindo, agora o jogo traz conversas entre ele diversos outros personagens durante cutscenes que aparecem em diversos momentos do modo carreira.Isso vai desde conversas com o treinador, bem como em aparições ocasionais do próprio Dana White, que vem ao seu ginásio para contar as novidades. Além disso, o seu gogó também será necessário para dar entrevistas, bem como para interagir com os oponentes — de forma mais ou menos educada.

Entrando na arena

Embora o esquema de controle permaneça basicamente o mesmo em UFC 2010 — com cada um dos membros do jogador ainda responde a um botão da face para ataques altos e baixos mais um comando para defesa — algumas mudanças não apenas deixaram a movimentação dos personagens mais fluidas, como ainda devem tornar a sua vida um pouco mais fácil.

Entre as novidades, aparece o mecanismo para evadir-se dos golpes. Enquanto pressiona o gatilho direito do controle, você poderá utilizar o direcional analógico para fazer com que o lutador jogue o corpo para trás ou para qualquer um dos lados, a fim de evitar um golpe. Entretanto, trata-se de um típico sistema risco-recompensa, já que uma previsão malograda do golpe do oponente — fazendo o seu lutador desviar para o lado errado — pode ter um resultado desastroso.

Submissões rápidas

Aliás, desastroso é certamente a palavra mais correta, já que uma batalha aqui pode terminar em menos de 10 segundos. Não apenas pela possibilidade de se nocautear um oponente com um único soco bem colocado, mas também graças ao novo esquema de submissões. Mesmo que a luta mal tenha começado, é perfeitamente possível que você encaixe o oponente em uma chave perfeita. Ele então vai estapear a lona, e é fim de combate mesmo.
Também será possível mudar de posição em relação ao oponente mesmo enquanto uma chave é aplicada, sem que o golpe seja interrompido — como ocorria na edição anterior. Isso forçará o oponente a girar o direcional analógico na direção oposta, a fim de se livrar do abraço — pois é, nada de apertar ensandecidamente os botões; o negócio agora é girar o analógico.

No mais, a presença eventual de um doutor dentro da arena acrescenta outro toque de realismo ao jogo. Exatamente, caso a coisa fique feia demais, e o sangue jorre mais do que... deveria, um médico vai interromper a luta para aplicar o tratamento apropriado.

Com a adição de novas mecânicas, um realismo sem precedentes e uma comissão de frente composta por lutadores como Georges St-Pierre, Dan Hardy, Shane Carwin, Jon Fitch, Thiago Alves, e Clay Guida, é de se esperar que a edição 2010 de UFC possa representar com ainda mais fidelidade o clima intenso das lutas de MMA.

UFC Undisputed 2010 tem lançamento previsto para 25 de maio deste ano. 


Gênero......................:Esportes
Frequência..................:RegionFree
Formato.....................:DVDFull
Servidor....................:RS
Partes Compactadas..........:38 partes
Tamanho dos arquivos........:200MB
Tamanho do último arquivo...:75MB
Tamanho total...............:7,29GB
Tamanho descompactado.......:7,29GB
Compactação.................:.rar
Nome do Release Original....:UFC.Undisputed.2010.RF.XBOX360-UFCKiLLA
Possui Stealth?.............:Sim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário