O 5º game da aclamada série Tekken volta às origens, primando por uma
rapidez e agilidade muito maiores, um sistema de luta mais dinâmico e
fluído, presença de personagens consagrados e uma das marcas registradas
da franquia — que volta depois da ausência em Tekken 4 —, os cenários
infinitos. A versão doméstica inclui versões dos games anteriores e as
novidades ficam por conta da personalização dos lutadores, do Crush
System e do modo “Devil Within” (similiar ao Tekken Force do Tekken 3 e
4).
Depois do término do torneio King of Iron Fist Tournament 4,
foi travada uma batalha grandiosa entre os rivais Jim Kazama e Kazuya
Mishima. Movido pelo ódio, Jim sai vitorioso. É então que o pai, o
grande Heihachi Kazuya, aparece e avista seu filho caído.
Consumido
pela raiva, Jim manifesta seu demônio interior e quase mata Heihachi
(conforme revelado anteriormente, sabe-se que este é seu avô). Jim
controla-se para evitar uma morte iminente. Acalma-se. Faz-se silêncio.
É
então que o ruído de um avião ribomba no ar. Um grupo de Jacks robôs
desembarca. Kazuya vilsumbra a oportunidade de se ver livre do pai de
uma vez por todas e o atira contra os andróides. Surpreendentemente, uma
explosão colossal abala o local. Um enigmático homem de preto fala no
walktalk acima das colinas: “Heihachi Mishima…está morto!”. A
magnificente Hon-maru foi destruída e a morte de Mishima é divulgada aos
quatro cantos do mundo. Este é o começo de Tekken 5.
Apesar das
vendas consideradas apenas medianas, Tekken 5 definitavamente faz parte
do rol dos melhores jogos de luta 3D da atualidade, junto com seu
principal rival, Virtua Fighter.